Licença maternidade é concedida a PAI


Licença maternidade é concedida a PAI

Pai ganha licença-maternidade para cuidar da filha recém-nascida em SC

Além do afastamento de 120 dias, ele conseguiu pagamento do benefício.
Esposa teve complicações no parto e morreu 2 horas depois em Joinville.


Um pai ganhou na Justiça, em Joinville, no Norte catarinense, o direito à licença-maternidade para cuidar da filha recém-nascida. Além do afastamento pelo período de 120 dias, o eletricista Marcos Antônio Denke, de 35 anos, conseguiu o pagamento do benefício (veja vídeo abaixo).

A mãe da criança, Adriana Matias Denke, de 34 anos, morreu cerca de duas horas após o parto por complicações da cesariana. Eles estavam casados havia 11 anos. A decisão da 4ª Vara Federal de Joinville foi divulgada na última quarta-feira (28), dia em que a pequena Letícia Adriana - que levou o nome da mãe - completou dois meses de vida. De acordo com a lei, a licença-paternidade é concedida por cinco dias.

"Espero que essa determinação judicial sirva de exemplo para outros pais que estão na mesma situação que eu", diz Marcos Antônio. O eletricista conta que tem o apoio da mãe dele para cuidar da menina.

"Agora, tenho esse tempo para acompanhar o crescimento da minha filha. Esses primeiros meses são importantes para a aproximação entre pai e filha. Criança recém-nascida é muito frágil e precisa de toda a atenção", destaca.


Bebê planejado
O casal planejou o primeiro filho após de 10 anos juntos, em dezembro de 2013. "A Adriana conseguiu engravidar bem rápido depois que decidimos ter o nosso bebê. A gente sempre gostou de criança. A gravidez dela foi perfeita, bem tranquila", relembra.

O pai de primeira viagem relata que teve o apoio da empresa onde trabalha para conseguir o benefício, pago pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Com isso, o eletricista poderá ficar afastado do trabalho e terá a remuneração garantida.

"Meu casamento era perfeito. Minha esposa uma mulher incrível perfeita e sonhava com nosso pacotinho rosa como ela chamava a Letícia. Tínhamos muitos planos nos três juntos", lamenta Marcos Antônio.

De acordo com o advogado dele, Helio Gustavo Alves, a licença-maternidade deve começar a ser paga nos próximos dias.

Confira também